ASP.NET MVC Framework

Essa realmente é uma grande notícia. A Microsoft anunciou oficialmente o desenvolvimento de um framework MVC para ASP.NET. Veja mais detalhes no blog do ScottGu. É muito bom ver a Microsoft abraçando oficialmente um “padrão” como MVC, que facilita absurdamente a vida do desenvolvedor.

O padrão MVC ganhou mais popularidade com o Ruby on Rails, que certamente foi fonte de inspiração para o framework da Microsoft, assim como foi para o MonoRail, um framework MVC para ASP.NET criado pelo brasileiro Hamilton Veríssimo e do qual já falei aqui antes.

Programar usando MVC é realmente prazeroso e é algo que gostaria muito de usar no meu dia-a-dia. Gostaria muito de ver a CodeGear criar um framework como esse para a VCL.

  • http://pauloquicoli.spaces.live.com Paulo Quicoli

    Olá Erick,

    concordo contigo sobre a ideia da CodeGear emplacar um MVC ou MVP…. mas acho que isso nunca irá acontecer… porque no Delphi, uma das grandes “vantagens” que se aclamam é sua natureza RAD. Acredito que adicionar algo assim estaria ferindo o “conceito” deles sobre o Delphi. Eles não estão preocupados em divulgar essas boas práticas – uso de padrões, separação em camadas lógicas, testes – aos usuários do Delphi. Quem hoje aplica esses conceitos no delphi sabe como é dificil fazer tudo isso . Mas quem sabe, algum dia a CodeGear acorde, e crie uma divisão de arquitetura que faça algo como a Microsoft. Porque oferecer ferramentas de qualidade é uma coisa, e se preocupar com a qualidade do software que seus usuários criam é outra. Veja o exmeplo do ECO, já não faz mais parte da CodeGear… e nem quando fazia parte houve algum esforço na popularização do seu uso. Infelizmente, para 80% dos programadores Delphi, fazer herança de forms “é” programar OO… a dificuldade esta mais na cultura que se criou junto ao Delphi, está enraizado sabe. Será que a solução seja “cortar o mal pela raiz” ? Fica aqui um desabafo …. abraço.

  • http://www.ericksasse.com.br Erick Sasse

    Paulo, eu também acho que a CodeGear nunca fará um MVC para VCL, porém acho que você está sendo um pouco injusto com eles.

    Na IDE do Delphi você tem suporte a design patterns, refactoring e unit test. É tudo meio tosco, mas tem.

    Sem dúvida eles poderiam fazer muito mais, mas o pouco que tem, temos que reconhecer para que eles não desanimem. :)

  • http://www.kumpera.net/blog Rodrigo Kumpera

    O MVC é usado com muito sucesso pela comunidade Java desde o início do século. O Struts é, infelizmente, a implementação de MVC mais usada do planeta e já tinha projetos no ar em 2001.

    Mesmo naquela época o MVC já era um padrão muito popular em frameworks. Toolkits de GUI para linguagens de verdade como C++ e Smalltalk já utilizavam MVC no começo da década passada.

    RoR é popular e interessante por tudo menos a implementação de MVC dele, que não vai muito além daquilo que já existia em 2001.

    Dizer que foi o RoR que popularizou o padrão é fechar os olhou a tudo que foi criado antes de 2004, é cometer crime contra a história.

  • http://www.ericksasse.com.br Erick Sasse

    Não me acuse de um “crime” que não cometi. Eu disse que o padrão MVC ganhou mais popularidade com o RoR. Não disse que foi o RoR que o popularizou. Veja que existe uma diferença.

  • http://www.baixoacoplamento.blog.br Luiz Ávila

    Olá Erick,

    Será que finalmente a Microsoft adotar o desenvolvimento OO de verdade? Primando a manutenibilidade e a flexibilidade do código escrito com o desacopalmento e a alta coesão.

    Falta adotar o Modelo de Domínio, mas acho que é pedir muito né?

    Concordo com o Kumpera, vc desprezou a popularização do MVC, que se deu em Java, qualquer estagiário que trabalhe com java, já sabe muito bem os conceitos fundamentais de MVC. Nao acredito que voce tenha “cometido um crime” o Kumpera exagerou, isso é característico entre as plataformas concorrentes.