A Netflix finalmente chegou ao Brasil com seu serviço de vídeo via streaming. Como eu já estava interessado no serviço há muito tempo, assim que recebi o e-mail informando que estava disponível, já me inscrevi para o teste de um mês gratuito.

Inicialmente testei no notebook e me decepcionei, pois a qualidade de video era bem baixa. Desanimei.

Um dia depois resolvi testar no PS3, onde é possível baixar o aplicativo da Netflix e logar com a mesma conta do site. A experiência foi bem melhor. No PS3, após alguns segundos de vídeo ruim, a imagem vai melhorando até chegar em HD, e com a minha conexão de 10 mega da Net, ficou totalmente estável em HD. Assisti um filme inteiro de 2 horas e só percebi a qualidade da imagem reduzir uma única vez por poucos segundos. Achei excelente.

Fiz mais testes com o PC e percebi que se tiver um pouco mais de paciência, a imagem também pode ficar muito boa, porém a estabilidade é bem menor da que consegui no PS3. Talvez seja porque o notebook é conectado via wifi. Já o PS3 está conectado via cabo.

Ainda disso, existem outros problemas menores, como por exemplo vários filmes tem apenas versão dublada em português, ou em alguns casos, apenas espanhol. Também percebi problemas em visualizar alguns caracteres acentuados em legendas no notebook. No PS3 não percebi esse problema.

O acervo decepcionou. Não existem lançamentos. O conteúdo mais novo que encontrei foi de 2008, e mesmo assim é bem raro. A maioria é bem mais velha que isso. E apesar de ter muita coisa boa, falta muita coisa também.

Um detalhe engraçado são algumas traduções dos gêneros de filmes como “filmes sobre carniceiros e assassinos em série”, ou coisas do tipo “filmes para crianças com animais que falam”, ou ainda “filmes tórridos”.

Mas no final das contas a experiência que tive no PS3 valeu muito a pena. Consigo controlar o aplicativo todo usando meu controle remoto e ficou muito simples para navegar pelo acervo e começar assistir qualquer coisa instantaneamente.

Em breve vai estar disponível também no Xbox 360, iPhone, iPad e outros. E por enquanto, eles conseguiram garantir os meus R$14,99 por mês.