Recentemente a Embarcadero ressuscitou o programa de certificação para desenvolvedores Delphi, conforme comentamos no episódio #03 do TPodcast.  São dois níveis, Delphi Developer e Delphi Master Developer.

Junto com a volta do programa, ela presenteou todos os donos de Delphi registrado com um voucher para fazer a prova do primeiro nível, Delphi Developer, gratuitamente. Não tinha intenção em me certificar, mas já que era free, porque não experimentar?

São 60 questões de diversas categorias como fundamentos, tipos de dados, variáveis, procedures e functions, classes e objetos, interfaces, pacotes, gerenciamento de memória, banco de dados, etc. Você tem 60 minutos para responder todas.

Eu fiz em 30 minutos e acertei 58 de 60. Infelizmente não consegui descobrir quais errei.

A prova é fácil. Eu fui praticamente lendo, selecionando e pulando para a próxima. Em média gastei 30 segundos por questão. O conteúdo é algo que todo desenvolvedor Delphi realmente deveria saber sem pensar muito. Se esse era o objetivo da prova, acho que foi alcançado.

Ao final, se você for aprovado, tem direito a baixar um certificado em PDF de 9 MB assinado pelo David I:

 

Conforme eu já comentei no TPodcast, se você é um desenvolvedor Delphi, eu acho que vale a pena investir nessa certificação. Eu certamente daria uma atenção especial ao currículo de um desenvolvedor certificado, só pelo fato de ele ter ido atrás, ter tido o interesse em fazer a prova, investido tempo nisso, etc. Master Developer certamente teria um peso bem maior, mas até esse primeiro certificado, já seria um bom diferencial.