Pego a edição 82 da ClubeDelphi e abro. Nas duas primeiras páginas uma propaganda da Microsoft sobre o Visual Studio 2005 comparando um programador que não usa Visual Studio (atolado de trabalho e aparentemente mal sucedido) e outro que usa, feliz da vida, com um super notebook e a chave da sua BMW, além das garotas dando maior bola pro cara. No rodapé, a frase: “Visual Studio 2005. A diferença é óbvia.”
Lógico que isso é apenas uma peça de publicidade, mas não é algo meio contraditório para a própria revista? Uma revista sobre Delphi (que vive da popularidade do Delphi) fazendo uma baita propaganda de uma ferramenta concorrente?
É no mínimo estranho e/ou engraçado. Cada um tire suas próprias conclusões.
TPodcast
60 Comments
Apesar de possuir a melhor ferramenta de desenvolvimento para win32. Esta ficando cada dia mais evidente que a Borland não tem capacidade para competir com os produtos de desenvolvimento para .net da Microsoft. E essa publicação é mais uma prova de que fatalmente a Microsoft através do Visual Studio se consolidará se tornando a melhor e mais usada ferramenta de desenvolvimento, restando assim a Borland soluções alterantivas tais como o Novo Delphi PHP, daqui a Pouco o Delphi Ruby e assim focando uma minoria com perfil de profissional diferente do habitual.
Vamos por partes, como diria Jack:
Existem os apaixonados pela informática, movidos por um ideal e amantes de algumas tecnologias (eu por exemplo). Os mais entusiastas são chamados de xiitas.
E existem usuários e empresas que só querem faturar e pronto. Nem que para isto tenham que anúnciar “um suposto” concorrente em suas publicações, valendo-se da frase: “Pagando bem que mal tem.” – O ideal destas pessoas é apenas faturar (pegar o seu dinheiro e botar no bolso deles – sua satisfação será considerada somente se der lucro). É uma forma de prostituição, onde se topa qualquer coisa por dinheiro.
Isto acontece por exemplo, com certa frequência em sites sobre Linux onde aparece propaganda de produtos da MS.
Quanto a este caso, volto a afirmar que a Borland/CodeGear errou a abandonar a solução multiplataforma (finado kylix), pois no terreno da MS ela é somente um grão de areia. E esta errando de novo em não liberar/desenvolver drivers para conectar a todo e qualquer banco de dados. O próprio Interbase deveria ser gratuito. O kylix não vingou porque era muito bugado e a solução ficou um bacalhau (IDE rodando em wine, Retrabalho em converter de VCL para CLX a aplicação – alguns componentes perderam propriedades que existiam em Windows).
Hoje, para ter alguma produtividade em Delphi, não rara as vezes é necessário a ter que comprar componentes de terceiros, porque sempre falta alguma coisa essencial para sua aplicação ficar funcional/compativel.
Quando a MS se sentir mais ameaçada, vai liberar por completo e de graça suas ferramentas de desenvolvimento, para cativar ainda mais os desenvolvedores em sua plataforma. A guerra já começou (Visual Studio Express, MS SQL Server Express, etc…). Some tudo isto mais alguns anos de arrogância da Borland em não houvir seus desenvolvedores (apostou as fichas em .NET e a maioria queria Win32), terá um cenário perfeito para falência.
Anderson,
Discordo de você em alguns pontos… a Borland pode ter ficado algum tempo sem ouvir os clientes… mas agora com o advento da CodeGear os produtos vão ser focados diretamente nas opiniões e necessidades dos clientes… o próprio Delphi 2007 for Win32 foi fruto disto.
Quanto às bibliotecas que você falou que precisa adquirir… isto não é uma característica do Delphi, nenhuma IDE de desenvolvimento vem com tudo que você precisa, vai me falar que o Visual Studio 2005 tem tudo que você precisa ?? O mesmo com o Eclipse … que possui vários “beans” disponíveis na internet, igual ao Delphi que possui inúmeros componentes gratuitos ou não na internet…
Agora, o Kylix não vingou… porque não havia demanda… se houvesse um pouco demanda, os bugs da ferramenta seriam corrigidos novas melhorias em novas versões seriam lançadas, etc…
Vocês podem questionar, que eu sou suspeito pra dizer essas coisas, mas eu quero lembrar que até pouco tempo atrás o Erick também apreciava muito o Delphi e que se não fosse o desentendimento que ele teve com o pessoal da CodeGear, ele ainda estaria escrevendo sobre Delphi até hoje… eu só não queria que o blog do Erick se transformasse em um lugar “anti-delphi”… pois mesmo ele não escrevendo mais sobre Delphi eu ainda acompanho o blog dele, e continuo tendo admiração por ele…
Um abraço a todos,
Hélder Rodrigues
Helder, mesmo não escrevendo mais sobre Delphi, meu conceito da ferramenta continua o mesmo de antes. O que eu apreciava antes, continuo apreciando.
Sobre aqui virar um lugar “anti-Delphi”, não vou deixar acontecer, fique tranqüilo, não vou censurar nenhuma opinião, a favor ou contra qualquer ferramenta.
Você e qualquer outro (menos equipe CodeGear) serão sempre muito bem-vindos aqui para falar bem do Delphi, mas sempre aceitando as opiniões dos outros.
Hélder, o kylix não vingou porque não houve demanda ou não houve demanda porque era bugado e cheio de REtrabalho (VLC=>CLX). Quantos incontáveis terminais de computadores precisam somente da aplicação principal rodando na máquina (PDVs, terminais de consulta, etc.) – A demanda haveria se a solução fosse bem planejada/elaborada.
Quanto aos componentes, a Borland tem que enriquecer a plataforma Delphi, agregando driver e outras soluções, para tornar mais competitiva (fazer a diferença) e justificar o preço, do contrário, você paga pelo IDE, paga por componentes de terceiros, paga por… (fica muito caro).
Não sou “Anti-Delphi”, mas também não gosto de conversa de vendedor. Liguei para a Borland e perguntei: O kylix vai terminar (havia comprado a versão 3 pro) e estava questionando o vendendor antes de comprar o Delphi 2005 pro (e assim solicitar downgrade para a versão 7 pro). O vendedor disse “Nããão000…, ele esta apenas em stand-by enquanto trabalhamos no Delphi 2006″. Para completar, não demorou muito para a Borland fazer acordos com a MS (troca de tecnologias), se esquecendo que no passado (1997) esta mesma empresa trouxe enormes prejuízos a contratar uma boa leva de seus programadores.
A Borland perdeu autonomia, dependendo da MS liberar especificações do .NET para somente depois desenvolver seus produtos. Não haveria nada de errado nisto se a MS não tivesse produtos que concorrem com a mesma linha da Borland. Isto é um tiro no próprio pé.
Eu quero que a Borland/CodeGear tenha sucesso, porque isto me traria mais segurança em continuar investindo (e pagando) pelos produtos desenvolvidos. Mas o que acontece é que com todos estes detalhes o mercado de Delphi esta gradualmente encolhendo.
São raras as empresas que se reestruturam só porque sim, normalmente o fazem porque já estão mal das pernas.
Quantas empresas que você conhece que colocam o produto carro-chefe a venda ? (e ainda não aparecem compradores)
Quantos pagantes de licenças de Delphi você conhece ? (aqueles clientes que realmente sustentam a empresa).
Anderson acho que você está chateado com alguma coisa no Delphi e não está sendo justo. Hoje a Borland/CodeGear não não perdeu autonomia por usar alguns padrões MS. Na verdade ela ganhou mercado. O que acontece que sempre tem pessoas que não sabem em que time jogar e querem fazer parte do time maior, que aparece mais na mídia e tal. Se o Delphi está em alto o cara é fã do Delphi, se a VS está em alto o cara é fã do VS.
Se o Delphi hoje não desse suporte ao .NET muita gente ia reclamar. Se o Delphi não tivesse evoluição em Win32 muita gente ia reclamar. Eu acho graça quando as pessoas dizem que a Borland/CodeGear não tem mais interesse no Delphi. Que ela não tem futuro e é melhor usar VS. Cara você conhece alguém que usa/usava VB6 (que por sinal não chegava nem perto do Delphi)? O que aconteceu com esse pessoal?! O VB6 evoluiu?! E quem programa em J#? Sabia que vão dançar logo-logo?! E Fox-Pro, já ouviu falar?! Aí o caro dizer que não é que não dá segurança é brincadeira… kkkkkk!
Por falar nisso, você comentou que conhecia poucas pessoas que usam Delphi original, me diz uma coisa: quantas pessoas você conhece que usam o Windows original?!
A Borland/CodeGear não ouve o desenvovedor? Vc já viu os Survey que ela lança todo ano? Você já foi field tester das novas versões? Você soube que a Borland disponibilizou sem custo o QuickReport4 para usuários BDS2006?
Quanto ao suporte Win32 é só olhar o Delphi 2007 cara… hoje damos muito mais suporte ao Vista que o VS, veja aí que coisa louca! kkkk… é Win32! Com coisas novas (como sempre)! Compara nosso IDE com o VS, ver as funcionalidades que tem lá que não tem no VS… sinc edit, history manager, together completo, agilidade na toolpalette, muito mais refactores, live templates… e com uma grande diferença: nós somos Win32 e .NET!
O Kilix não morreu, ele apenas não sofreu mais alterações. Não pq é ruim, mas pq quase ninguém tem necessidade de IDE para desenvolvimento em Linux. Mas ele está lá! Nós temos! Na hora que o mercado de desenvolvimento em Linux dispontar a ferramenta está pronta. É só fazer os ajustes necessários. Desafio qualquer um a mostrar que tem uma ferramenta tão boa quanto o Delphi!
Abraço a todos.
Completando… não renovarei minhas assinaturas de nenhuma das revistas do grupo DevMedia, incluindo a ClubeDelphi pela falta de ética desta empresa. Continuarei assinando a ActiveDelphi que é séria e competente.
Tem uma coisa que eu concordo totalmente com o Marcelo, a ToolPalette do Delphi é absurdamente melhor que a do VS.
Toda vez que preciso achar um componente na paleta do VS dá vontade de chorar.
Isso aí Marcelo, estou contigo nessa!!!
Eu assino as duas revistas… não vou mais renovar a assinatura se eles continuarem com essa falta de ética… quarta-feira vou dar uma ligada lá e reclamar… é sacanagem isso que eles estão fazendo…
Erick, valeu por ter nos chamado a atenção para essa fato!
Abraços a todos,
Hélder Rodrigues
Marcelo, a questão não é qual o maior time esta na mídia, mas sim ter mercado o suficiente para o produto ser auto-sustentável. Sempre olhei com bons olhos os produtos da Borland (desde o turbo pascal), embora na época desenvolve-se em Joiner (variante do clipper), que depois passou para max (plugsys) e por fim a empresa faliu.
Conheço muitas pessoas com windows original, mas 99% são OEM. Se a MS resolver dar de graça suas ferramentas de desenvolvimento, não trará quedas significativas no seu orçamento. Seria mais justo comparar ferramentas com ferramentas e não com sistemas operacionais.
Não adianta nada fazer uma pesquisa e não tomar atitudes em cima das respostas. Mudar primeiro e corrigir depois também não adianta muito.
Vamos para o .NET, ótimo, mas não deixe de atender a maioria que usa Win32.
Vamos trocar de Relatório (Report Smith, Quick Reports, Rave Reports, etc.) , sem problemas, mas não deixe orfãos quem já esta usando estas ferramentas (ou pelo menos criar uma forma prática de migração). Se a ferramenta tem problemas (vazamento de memória, entre outros), simples, trabalhem em conjunto com o outro fabricante e resolvam o problema de seus clientes em comum.
Acredito que daqui para frente as coisas mudem de figura e a Borland/CodeGear acerte o passo. A maioria diz que o último Delphi decente foi o 7 e que a Borland só voltou a acertar no BDS 2006 (com o lançamento dos hotfixes).
Talvez eu esteja chateado com a Borland…, claro que sim, o Kylix parou e já começam a surgir problemas de compatibilidade: Preciso de uma distro mais nova porque reconhece o hardware do computador novo, mas o kylix (nem o max) não roda na nova distro. E amanhã os binários gerados pelo kylix vão rodar (max não roda) ? Vou ficar preso a hardwares antigos por causa da dita compatibilidade ?
Quanto a responder pesquisas (Survey), digo que preenchi todas que tive acesso, incluindo a que fala de colocar um plugin no Delphi para gerar binários para Linux.
Quanto ao FoxPro, em meados de 2000 e algo, os participantes de uma palestra sobre o produto sabiam mais do que os palestrantes “oficiais” da MS. O marketing do VFP sempre foi muito fraco e na verdade a MS comprou o foxpro para pegar a tecnologia rushmore e de quebra eliminar um concorrente (é o que se comentava na época). Agora a MS pretende enterrar de vez o VFP (fica na versão atual e suporte até 2015).
Se o BDS prometido para meados de outubro de 2007 (prazo dito por telefone pela atendente da Borland) vir com alguma mudança mais significativa (compilação 64 bits, driver para sgdbs – Firebird principalmente), pode justificar os custos de um upgrade, no meu caso.
Bom, concordamos em algo, “não gostamos de vira-casaca”. Detesto quando uma empresa faz de um produto seu ganha pão e depois o lambusa com produtos da concorrência. Eu acho ridículo a dependência do IDE do Delphi Win32 com o MS .NET Framework para funcionar. O grande charme da Borland era justamente não estar envolvida diretamente com o fabricante de sistema operacional. Era a Oposição, a Opção, o Diferencial (e grandes possibilidades de soluções multi-plataforma).
Forte abraço,
Anderson.
Olá Anderson, estou vendo que estamos do mesmo lado, no caso, do lado do Delphi. Fico feliz com isso! Se cada um de nós fizesse esse tipo de discussão ajudaria muito a avanço do produto. Nós somos agentes difusores do Delphi. As comunidades de ferramenta livre são grandes porque eles têm iniciativa. Acho que cada desenvolvedor Delphi deveria fazer um comentário. Aqui no blog do Erick não é necessário cadastro nem nada. Acho que de 50 pessoas que lêem esse blog, apenas uma coloca um comentário. Todos temos que participar. Uma coisa eu aprendi depois desses meus anos no mercado profissional (e isso vale para qualquer ramo): tem pessoas que fazem acontecer e tem pessoas que só reclamam. E pior, o segundo grupo é muito maior.
Já ouvi tanta coisa errada sobre o Delphi tipo, Delphi não é orientado a objetos, Delphi não é para Internet, a IDE do VS é mais fácil de usar do que a do Delphi… enfim… coisa demais.
Conheço muita gente (99%) que usa o VS pirata. E se ficarmos pensando que a MS vai dá suas ferramentas vamos enlouquecer… e pior, sem necessidade. Porque se fosse assim já teríamos quebrado! Afinal só o que tem hoje é IDE free… NetBens, Eclipse, Sharp Developer enfim… um monte. E nós estamos aí…fortes. O ano 2006 foi o ano que mais se vendeu Delphi no Brasil. Prova que a ferramenta é forte e boa.
Eu sempre mudei para as novas versões do Delphi, inclusive a 8. Hoje o Delphi 2007 tem centenas de vantagens de produtividade e performance em relação ao Delphi 7, é só abrir e ver a diferença. Não tem CLX, é verdade, mas quantos de nós usou a CLX? Eu lembro que quando se fazia prova de certificação de Delphi 7 o pessoal torcia para não cair nada de CLX, para ser ter idéia.
Vamos explicar a dependência do BDS em relação ao .NET Framework. No início dos anos 2000 uma ferramenta da Borland, o Together, começou a ficar muito conhecida. E o Delphi não tinha suporte ao Together, que era algo muito solicitado pela comunidade. Essa ferramenta foi inicialmente escrita em Java. Com o advento do .NET veio uma linguagem chamada J#. Para a Borland foi ótimo pois pode aplicar o código do Together de forma simples e prover suporte ao Delphi. Pensemos o seguinte: era melhor esperar que a Borland portasse totalmente o código para Win32 ou ter usar as funcionalidades do Together de forma imediata? Eu prefiro a segunda opção. E além do mais isso não quer dizer nada, pois para mim não tem nada demais instalar o .NET Framework. O Delphi 2007 por exemplo já vem com o .NET Framework 2.0.
Vamos lá galera, o Delphi é SHOW! Gosto de Java, gosto mais ainda de .Net Framework, mas amar mesmo só amo o Delphi!
Abraço a todos
Eu acho que não deve existir um lado. Eu não quero ficar do lado de alguma ferramenta ou amar outra.
Eu quero usar a ferramenta que me dê mais prazer e que me torne mais produtivo, não importa qual seja.
Concordo Erick,
Acho que a Borland está desapontando seus desenvolvedores porque a politica da empresa não é clara, isso não nos dá segurança alguma.
Eu trabalho atualmente com Delphi2006, acredito na ferramenta e tenho certeza que para aplicações comerciais (win32) ela é e será imbativel por muitos anos.
Acredito que o maior problema hoje, é esse modismo acelerado do .net. Vejo muitos programadores dizendo que vão migrar para .net, sem ao menos saber direito o que vão ganhar com isso. Quando vejo um programador delphi dizendo que vai migrar para Java, C#, etc. eu simplesmente respondo: “legal, eu ainda vou continuar em Delphi por alguns anos…”
Acredito que o maior problema da Borland é a falta de foco da empresa, e a pressa em lançar produtos com qualidade comprometida. Exemplos claros desse comportamento foram o Kylix 3, Delphi 8 e Delphi2005, que de tantos bugs, desinstalei rápidamente do micro, ainda bem que eram pirata (agora imagina quem comprou as versões originais desses produtos, devem ter ficado muito putos com a Borland). Esse é o maior problema da Borland, a pressa em lançar produtos, que muitas vezes não atendem as espectativas do mercado ou cheio de bugs, esses produtos queimam a empresa perante seus usuários.
O Kylix foi outro exemplo disso, não pegou e nunca vai pegar, devido aos diversos problemas que a ferramenta tem e nunca foram solucionados. Não adianta lançar um produto meia boka e querer que exista mercado pra ele, é como lançar um novo Salgadinho para a criançada, se o gosto não for bom, não vai ter procura mesmo.
A Borland ficou com a faca e o queijo na mão durante anos (me refiro ao Delphi 7), tinha realmente muita credibilidade no mercado, só se falava em Delphi 7. Mas não soube usar essa credibilidade para inovar no mercado, só acordou quando levou um tapa na cara da Microsoft com o .NET….
O que mais temo no momento é esse excesso de lançamentos de produtos da Borland, ninguém tem coragem de investir 10 mil reais em uma ferramenta que pode estar “ultrapassada daqui um ano”, a microsoft já aprendeu isso, e não vemos esse tipo de problema com seus produtos.
Hoje uma empresa compra um Visual Studio 2005 porque sabe que terá o retorno do investimento, e não vai ser obrigado a comprar outra versão por um bom tempo.
Hoje uma empresa não compra um Delphi 2007, porque não sabe quantos bugs tem na ferramenta e se essa versão vai sobreviver no mercado.
Falta a Borland amadurecer muito nesse sentido.
Complementando o que Erick disse, não estou do lado de ferramenta alguma, eu estou a favor do meu bolso!!!! Gastar dinheiro em uma ferramenta que pode ter varios bugs de uma empresa que não demonstra uma preocupação nesse sentido, e acha que a solução para qualquer problema é lançar uma nova versão é prejuizo certo.
Quem programa em Delphi, sabe que o termo “versão estavel” já faz parte do nosso vocabulário.
O Delphi 2006 foi a versão mais vendida porque se mostrou a versão mais estavel……desde a versão 7.
Se a Borland conseguir acompanhar o Visual Studio no suporte a .NET, e manter o suporte a WIN32 com uma ferramenta estável, acredito que pode se tornar imbativel no mercado novamente.
Falta a Borland acordar de verdade, Ser mais paciente durante esse momento conturbado que a empresa está passando…. segurar mais algumas versões, lançando produtos mais estaveis e completos, tudo isso se traduz em respeito aos seus usuários, e agente agradece.
Eu já tinhas visto essa publicidade na revista e achei estranho. Foi legal você falar no seu Blog. Programo em Delphi e acho que o Visual Studio está muito legal, alias para .Net eu faria em C# com Visual Studio e não Delphi for .Net.
Um contraponto à noção de prazer do Erik. Eu tenho prazer em desenvolver em uma linguagem “polida” e elegante, aonde eu desenvolvi todo um framework que funciona desde a primeira versão do produto e que incitou a comunidade à disponibilizar milhares componentes.
Não posso esconder que sou pascaleiro, adoro o Delphi, mas a IDE para mim é apenas uma noção de ferramenta mais ou menos confortável. Prazer eu tenho em desenvolver em Object Pascal, ou em Delphi.
PS1: Mesmo adorando a “elegância” do Delphi, quando eu conheci o Chrome (através deste Blog) fiquei babando …
PS2: Acho que o Delphi sempre ficará um pouco “atrás” das iniciativas da Microsoft, afinal ele é desenvolvido para um produto da Microsoft, na teoria quem deveria ter acesso e conhecer melhor as features de seu sistema operacional do que a dona. Não se esqueçam que usei a palavra TEORIA.
Só não entendi pq isso seria um contraponto na minha noção de prazer.
Acredito que quando a Microsoft entra para valer qualquer qualquer um acaba tendo problemas em se manter no mercado. Esta história de .NET foi uma grande idéia para que ela pudesse dar a volta por cima e que a Borland acabou dando um tiro no próprio pé entrando nisso com versões muito instáveis. Acredito que o Delphi ainda tenha uma boa chance se souber aproveitar as pessoas que são “pé atras” com ferramentas Microsoft por precisar alterar algo( normalmente muito ) sempre que sai uma nova versão. Mas a CodeGear sabe também que Microsoft sabe vender muito bem seu peixe. Sou uma das pessoas que não me considero Anti-Microsoft mas também não gosto de ser “domesticado” por ela. Gosto de escolher o que usar e não só usar porque é a “moda”.
Concordo com você Eduardo,
Alias já que o assunto desse tópico é revista, alguém aqui viu a capa da Revista The Club de março de 2007????
Se alguém aqui não viu, ela trazia uma imagem das novas versões do Delphi 2007 (for win32 e for php) e UM ABACAXI ENORME…..kkkkkkk
Acho que isso traduz bem o sentimento dos Delphinianos em relação a essas novas versões do produto……
Parabéns a todos da Revista The Club pelo ótimo senso de humor e de realismo.
Aldo, na The Club a idéia a mostrar o Delphi 2007 e Delphi for PHP como ferramentas para “descascar” o abacaxi e não com a inteção de mostrar que as ferramentas dão abacaxi para o desenvolvedor. Blz!
Marcelo, na revista, em momento algum, nem na capa, foi citado que essas versões eram para descascar abacaxi, ou eram o próprio abacaxi.
Então acho que cada tirou suas conclusões com base no momento
Marcelo, na revista, em momento algum, nem na capa, foi citado que essas versões eram para descascar abacaxi, ou eram o próprio abacaxi.
Então acho que cada um tirou sua conclusão.
De qualquer forma, se a intenção da The Club era apresentar um descascador de abacaxi, eles podiam pelo menos ter citado isso, ou mostrar um “abacaxi descascado”, não é verdade? rsrs
Alias é Delphi 2007 for PHP e for WIN32
Ou Delphi 2007 for Abacaxi
Capa polemica não? Qual a sua opinião a respeito Erick? rs
Olá pessoal, creio eu que seja qual for sua IDE ou sua ferramenta de desenvolvimento que você usar, o importante é que ela facilite o seu trabalho fazendo vc se sentir a vontade com ela e que as necessidades do usuário final sejam atendidas, há momentos que uso Delphi , há momentos que Uso VS .NET 2005 e em outros utilizo JAVA(Eclipse ou NetBEANS) perdoe me se estou ofendendo alguém, é uma observação que não pude deixar de fazer.
Tomara que a Microsoft não mude e torne algo maior que um abacaxi ou de repente até um mesmo brócolis. Estou ancioso para ver o que a CodeGear trará daqui para frente. Tomara que sejam soluções tão boas quanto as novidades do IntraWeb.
Não vi a capa do Abacaxi, mas acho que ela acabou atendendo a todos.
Agora só estou esperando o Marcelo me responder se ele é da CodeGear ou de alguma empresa relacionada.
Tá ai: http://www.theclub.com.br/capinha0307.jpg
Parei de assinar a The Club pq algum tempo atrás me enviaram uma carta avisando que estavam mudando o foco pra VS… se soubesse que ainda estavam com o Delphi não teria cancelado…
Olá Erick… beleza… eu não sou da CodeGear, mas sou de uma empresa relacionada. Acho uma pena você não permitir que funcionários da CodeGear possam se expressar aqui. De qualquer forma quero lembrar que eu aqui estou espondo minha opinião e que de forma alguma representa a opinião ou interesses da CodeGear. Todos os comentários que eu coloquei são com base nas minhas experiências em Delphi e com o mercado de desenvolvimento. Foquei todos os meu posts na ferramenta. Acho que em nenhum momento fugi da discursão fazendo propagande de alguma empresa X ou Y. Sou usuário Delphi e leitor do blog como qualquer outro aqui. Espero poder continuar expressando minhas opiniões nesse blog.
Marcelo, nunca disse que alguém não é permitido expressar sua opinião aqui, muito pelo contrário. Quem quis censurar a opinião do pessoal foi a CodeGear, e por isso eu disse que eles não são “bem-vindos” aqui, porém, não proibi nada até agora para ninguém. E só fiz esse comentário aqui direcionado a você porque te mandei dois e-mails e não obtive nenhuma resposta.
Olá Erick, desculpe, não tinha visto teu email ainda. Não foi por mal. Já respondi. Cara eu acho que o houve entre seu blog e a CG não tem haver com a Ferramenta ou a comunidade Delphi. E sinceramente nem mesmo com a CG. As vezes é um dia ruim… e não representa toda a empresa. Acho que foi um mal entendido. Abre a guarda, deixa os caras, se quiserem, colocar a opinião deles… certas ou erradas… O blog é para isso mesmo… tenho certeza que se você escrever um artigo para o Delphi o pessoal da CG vai adorar e apoiar.
Abraço.
A revolta minha e com as duas empresas. Uma porque inventou o .NET que e um monte de siglas e uma baboseira so e que aprender qual sigla usar e mais facil acertar na loteria. Alias a MSigla devia mudar para o Japan, porque o produto e feito para o Japan, porque eles sao detalhistas em tudo… se nao explicar para que serve essa virgula eles nao compram e o Japan e o maior comprador de MSigla. Software tem que ser simples, praticos e que resolvam a solucao.
Espero ainda viver para ver computadores sem teclado e com comando de voz,
IA e outros coisinhas a mais …porque a MSigla nao faz isso…? Quero dar um comando com voz e o computador tem que processar e fazer meus Insert,Updates…e mais! e eu cuidar do que realmente me interessa o NEGOCIO DO CLIENTE e o meu e claro! Da outra empresa a CodeGear fica girando o codigo! phP, kILIX…nem sei como escreve isso…e para que serve….que a MSigla jogou com o .NET e limpou com o produto de limpeza AJAX! a CodeGiro devia vir com o BomBril! KKKKKKK !!!!!!!! a CodeGiro ta esperando passar o Bombril no .NET 2 e esperar o .NET 3 para lancar o delphi .NET so la pro final de ano para quando tiver bem limpo as siglas, ela tentar estabilizar o produto! e nos delphianos aguardamos, algums desistem e vao para MSigla, outros php pra que serve isso! e nossos clientes querendo a ultima novidade de produto de limpeza da MSigla e nos temos que ficar perdendo tempo para entender todo esse emaranhado de siglas, para atender o desejo do mercado que e ter nosso sistema no IE…ha que e isto? depois dez anos descobri Internet Explorer!!!!!to evoluindo…cade a Nestcape!!! daqui 10 anos ….. cade a CodeGear! e ninguem vai saber que um dia a BORLAND nos deu alegria!!!! Uma historinha , sabem porque os japoneses gostam dos brasileiros que aqui trabalham, porque sao simples, inteligentes e criativos…. tudo do nosso Delphi, por isso que os brasileiros estao com o Delphi, mas se os japoneses gostam, porque o Delphi no japan e o maior fracasso da Borland?..e nem conhecem! Livros sobre Delphi aqui um ou dois por livraria…programa nas lojas de informatica, ZERO!!! e porque a MSigla sabe vender! vender! vender! Solucao para a CodeGiro….VENDER! e apresentar novidades em relacao a MSGiro, por exemplo comando de voz! e nao mudar o que ja deu certo com o delphi 2006 ter o pacote completo com WIN32 e .NET juntos a escolha do cliente! …nao importando se a MSigla vai lancar ou nao outra versao…corra atras e atualize o produto! sem mudar a versao! e melhor perder somente na atualizacao do que perder o cliente com uma nova versao para o ano que vem! e voltando ao comando de voz ja existem otimas solucoes para isso a DRAGON!
Pessoal, eu só queria fazer um comentário (não quero comprar briga com ninguém)… eu estive observando… e eu acho que o ser humano, as pessoas, tendem a falar somente sobre as coisas ruins… e esquecem de comentar das coisas boas… não acho que seja um problema só de nós programadores… mas das pessoas em geral, vejo isso aqui mesmo na empresa onde eu trabalho… um consultor da RM veio aqui uma vez… e o nosso gerente perguntou 10 questões sobre as características do sistema e em 9 delas o consultor disse que o sistema atendia a necessidade ou fazia o que o nosso gerente precisa… mas somente em 1 delas o sistema não faz o que nós precisamos aqui… imediatamente o nosso gerente começou a reclamar… dizendo: “Pôxa vida cara, NÃO tem como ??” E começou a reclamar, e a reclamar … e na hora nós estávamos em torno de umas 6 pessoas do departamento de TI… e todos nós gostamos da resposta do consultor, foi uma resposta simples e calma, e que na mesma hora fez o nosso gerente refletir e dizer que ele estava um pouco equivocado… o consultor disse: “Mas olha, você me perguntou 10 coisas, e em 9 delas eu respondi SIM ! Somente uma delas não tem jeito… por causa dessa única resposta negativa, o sistema não te atende ??”
Sabe, e pensando sobre essas questões sobre o Delphi que nós vivemos discutindo aqui… acho que nós devemos ter uma atitude mais otimista…
vejo pessoas falando “… pôxa o Delphi não faz isso… ou aquilo não é bom no Delphi…” … mas eu perguntou pra essas pessoas, mas e o que é bom no Delphi ? Me diz uma característica dele que você gosta e que te atende perfeitamente…” e porque essas pessoas não falam sobre essas coisas boas ?? Como por exemplo, quando o Erick comentou que a Paleta de componentes do Delphi é boa… que prefere ela do que a do VS… é disso que eu estou falando agora… devemos também falar das coisas boas… não só reclamar das coisas ruins…
Amigos, por favor… não estou querendo comprar briga com ninguém… por favor, esta apenas a minha humilde opinião, só estava querendo dizer que o ser humano tende a falar somente sobre as coisas ruins… e quase não fala sobre as coisas boas… não vê o lado bom…
Abraços a todos,
Hélder Rodrigues
Hélder Rodrigues, depende de qual item o produto não atende, por exemplo:
- Deixar desenvlvimento Win32 de lado, quando a maioria desenvolve neste modelo.
- Propor uma solução multi-plataforma (VCL->CLX) e depois abandonar.
Dependendo do modelo/plataforma de sua aplicação, é um tiro fatal no seu projeto. O Delphi tem ótimas qualidadades, mas a CodeGear não pode se esquecer delas (Win32) e nem deixar desenvolvedores orfãos (CLX->Kylix foi abandonado pela CodeGear). A solução Kylix não deu certo porque o Produto NÃO Atendeu as Expectativas dos desenvolvedores e ainda tem gente que diz que não houve demanda (só que não desenvolveram uma aplicação comercial sequer).
Olá jovens!
Confesso que fiquei empolgado com a discussão em torno de uma publicidade interessante com o poder de despertar a ira de alguns nobres colegas.
Bem, para quem me conhece sabe que sempre fui amante “da” Delphi (coloquei no feminino de propósito e espero que minha esposa não leia isso – rsss) . Já tomei muita porrada por defender essa ou aquela tecnologia.
Muitos dizem que eu traí a(o) Delphi e fui comprado pela Microsoft para falar bem do Visual Studio, ou até mesmo do .net. Fico desapontado com essas pessoas por pensarem tal absurdo.
Continuo gostando do Delphi, mas prometi ‘a mim mesmo que não falaria mais em público sobre a ferramenta enquanto não houvesse uma atualização decente. Eu estava cansado com os inúmeros bugs, reclamações não ouvidas pela Borland, solicitações não atendidas, entre outros problemas. Recordo-me de uma reunião em que participei com David I, onde o mesmo havia prometido que o Delphi teria um forte suporte de Mkt, que a Borland estava trabalhando duro, etc, etc, etc, e finalmente após 2 anos a promessa foi cumprida. Jovens, finalmente temos uma boa versão em nossas mãos: Delphi 2007. Claro que ainda acho um pecado os caras não investirem forte no .net. E para quem não conhece bem a tecnologia, deveria experimentar, assim como deveria experimentar outras ferramentas de desenvolvimento como o próprio Visual Studio da MS. E não digo isso pro cara mudar de lado e sim para agregar experiência, conhecimento e largar a “guerrinha” particular entre ferramentas e/ou tecnologias. Jovens, tenho certeza que vocês ganharão muito com isso. Nossas mentes são ilimitadas, mas estão presas em atitudes negativas como essas. Free your Mind!
Só para finalizar, não fiquem comparando pequenos detalhes nas ferramentas, como history manager, sinc edit, etc, etc, etc, pois além da grande maioria sequer utiliza tais recursos, existem tantos outros mais eficientes na outra ferramenta e vice-versa. Ao invés de perder tempo com isso, estude .net e veja como vc terá muuuuuuuuuuuito mais a oferecer pro seu cliente. E não estou dizendo pra vcs largarem o Delphi. Se a Borland realmente lançar ferramentas decentes para essa plataforma, ok,. De qualquer maneira a MS têm uma excelente ferramenta: Visual Studio. E quer mais? Tem uma versão gratuita e totalmente funcional: VS Express.
É isso!
Forte abraço e sucesso em seus projetos
Facunte
Fala Facunte, beleza. Espero que nos encontremos várias vezes para palestra sobre o Delphi. Quanto a te chamarem de vira casaca cara, não esquenta. Isso quem tem que julgar é você mesmo.
Cara concordo com você que devemos estudar outras ferramentas. Sem dúvida VS, Eclipse, NET Bens são boas ferramentas. Na minha opinião não tão boas quando o Delphi.
Acho que não é apenas a versão 2007 é está ótima. A versão 2006 marcou época.
As pessoas as vezes comparam negativamente o Delphi apenas por não caminhar tão rápido em direção o .NET como o VS. Eu mesmo ficaria chateado se não evoluíssem a VCL. É só perguntar ao programador Delphi se ele usa (para não dizer prefere) mais a VCL ou o .NET?
A diferença é que o Delphi vai além: tem suporte também ao .NET, e no BDS2007 continuará com a evolução no .NET.
Abraço a todos,
Marcelo
Só complementando… quem quiser pode usar a versão Turbo Explorer do Delphi, C++ ou C#… também são 100% gratúitas e funcionais.
Olá Pessoal,
Achei interessante essa discussão toda, eu tinha um trabalho a fazer, criar um portal web o quanto antes, e não tinha dominio de nenhuma dessas linguagens web como php.
Fiz um curso de CSS webstandards e em 5 dias consegui montar um layout legal com XHTML, depois parti pra desenvolver a parte dinâmica, e também não poderia perder tempo, então olhei o Delphi for PHP, mas eu teria uma curva de aprendizado um pouco maior, testei o mesmo e vi que segue legal o esquema VCL, porém tinha que fazer rápido as coisas, foi então que resolvi estudar o .NET e partir pro BDS 2006, não só consegui fazer o portal e que logo vou publicar, já testei no provedor e está a funcionar que é uma beleza, o BDS 2006 está com todos os hotfixes e está a atender as minha necessidades, claro que se tivesse o .NET 2 eu iria adicionar uma libraries legais que vi na internet, como o GAIA AJAX, e não vou estudar C#, JAVA não, o BDS 2006 resolveu o meu problema e está a me atender bem, e agora com o .NET não interessa mais o poder da linguagem, tudo é .NET, o que interessa é o seu poder na linguagem e na ferramenta, produtividade é que manda.
Claro que estou a usar o asp.net, é muito produtivo com o BDS 2006, e ainda estou a usar o Delphi 7, mas migrar para o BDS 2006 também, claro que quase não existe material de .NET para Delphi, mas leio códigos em VB.NET e adapto para o que eu preciso em Delphi, mas consegui resolver o meu problema em menos de 30 dias, .NET é muito produtivo.
Pessoal, sou programador há 21 anos, programei em Delphi 2,3,4,5,6,7, 2005 ,,,, Lazarus, FreePascal, uso o Kylix e me dei muito bem com ele, para mim ele tem pouquíssimos bugs e os que tem eu contorno, no máximo fechar a IDE e abrir de novo, desenvolvo no Linux e gostei muito do Kylix, pena que foi descontinuado, mas posso com pequeno esforço migrar para Lazarus.
Pessoal, sou programador há 21 anos, programei em Delphi 2,3,4,5,6,7, 2005 ,,,, Lazarus, FreePascal, uso o Kylix e me dei muito bem com ele, para mim ele tem pouquíssimos bugs e os que tem eu contorno, no máximo fechar a IDE e abrir de novo, pena que foi descontinuado, mas posso com pequeno esforço migrar para Lazarus.
O Delphi é melhor!!!!
Comecei a programar usando o Visual Studio 2005 e, logo que aprendi, desenvolvi um sistema para uma gráfica, em VB.NET.
Tive facilidade para desenvolver o melhor, já que o .NET 2.0, nos ajuda neste sentido. Até aí, tudo bem.
Quando fui instalar o sistema na máquina do cliente, tive que primeiramente instalar o .NET Framework 2.0! Ele logo me perguntou: Pra quê isso??
Na hora de rodar o programa lennnnnnnto!!!!
Fiz um outro e o cliente, lógico, reclamou da lentidão!!!
Tomei vergonha na cara e mudei pro DELPHI.
Utilizo win32 (ainda não consegui ver nenhuma vantagem no .NET, pelo menos para Desktop).
Meu cliente da gráfica formatou o computador em que o sistema estava instalado e aproveitamos o banco de dados e, refiz o mesmo no DELPHI.
Só tive elogios, quanto ao desempenho!!!
Não estou querendo defender A ou B, mas é fato! Pelo menos desse ponto de vista!!!!
A única coisa que não gosto no DELPHI é o preço salgado do produto!!! No mais é praticamente imbatível!!!!!
Ola Amigos Delphianos,
Delphi me surpreende desde a versão 3 quando comecei a desenvolver em delphi (1998), depois fiz upgrade para 4,5,6,7,2006 e agora BDS 2007.
Acredito que não havia nenhum compilador capaz de competir com o delphi para gerar aplicações win32 (ate a chegada do .net), a borland (hj CodeGear) nunca parou de aprimorar seus produtos.
É certo que também concordo com que os colegas disseram sobre o kylix, porque a idéia foi muito boa, mas, em seguida houve aquele alvoroço do .net e a tendencia foi o .net. Fiz testes no D8 compilando em winforms.net rodando em linux (com o mono), e descobri que a Codegear pode ter acertado focando também no .net. ja que existe a framework para linux.
CodeGear desenvolveu também o Delphi for PHP, um produto muito bom, que por ser a primeira versao é bastante completo.
Acredito que a única coisa que falta hj em relação Delphi e VS é a CodeGear colar na microsoft para pegar as informações das assembly .net na mesma velocidade que ela pega. E claro meu amigos, fazer um marketing maior principalmente na net.
Agora um ponto positivo do VS é o compilador para Compact Framework (que a borland ja desenvolveu o preview desde o Delphi 2005), quando a IDE recursos, estabilidade, ferramentas de apoio, sempre fiquei com o Delphi. CodeGear esta de parabém com o BDS 2007.
Até mais amigos Delphianos….
I love Linux, but Linux is still at the “chaotic” software maturity level — I love Kylix, but Kylix unfortunately is still result of this chaotic environment.
Caros Colegas,
Acredito que existam coisas por trás do fato da Borland
ter criado a CLX.
Acredito que é tecnicamente possível no momento da compilaçao o
próprio delphi “perguntar” para qual sistema operacional se
deseja criar o executável.
Imaginem só caros colegas!! que mão na roda. mamão com açucar.
vlw.
O delphi ainda é o melhor, não tem pra ninguém.
Eu me lembro que os programadores em VB6 queria ser melhor que os que programava em Delphi “Por achar que a ferramenta VB6 era melhor”, com o tempo e o surgimento do Visual Studio, agora leio matérias de programadores em alguma ferramenta do visual dizendo que o VB6 não era uma linguagem totalmente orientada a objeto, e pior alguns dizem que não era uma ferramenta de desenvolvimento “ que o projeto do VB antigo não foi aproveitado nada”. Será que isso pode acontecer com o Visual Studio????
Acho que, não pois Visual Studio está muito parecido com o Delphi. Pois tem gente que trabalhou no Delphi na Microsoft.
Então amigos vamos trabalhar, e deixar A Borlando/CodeGear trabalhar para que amanhã o pessoal da Microsoft venham a cuspir novamente no prato que come como fizeram com VB6.
Sou analista e desenvolvedor de ERP aproximadamente 14 anos, autônomo e seguidor da Borland desde a versão 2 até a última aquisição com um imenso furo no RadStudio 2007.
Depois de gastar um pouco mais de R$ 7.000,00 pela ferramenta, com os inúmeros erros no ‘compilador’, por mais incrível que seja sem respostas e soluções pela Code Gear BR e matriz, abandono meus ativos e futuros projetos com Rad Studio .NET e mudo minha plataforma para Visual Studio 2008.
Já pedi pelo amor de Deus para solucionar a ferramenta, disparei inúmeros e-mail´s para Borland e até o momento 1 resposta obtida, portanto sem soluções…
Boa sorte a Code Gear -antiga Borland-, mas vemos que a tendência é de sumir do mercado…
Que tipo de erro encontrou no compilador? será erro de compilador ou da IDE?
Os erros ocorrem quando vou salvar um projeto/form, não sei onde é o erro, sei que gastei por uma ferramenta e sem soluções… quando salva duplica os componentes, perde as referências dos eventos… conseguentemente perda do projeto…
Fiz os mesmos testes com o Visual Studio 2008 e estou apanhando para converter meus projetos em .NET para Visual Studio 2008 mas sem erros.. sem duplicações, sem perdas dos eventos e principalmente sem perda de tempo…
Desculpe por escrever desta forma, mas sem soluções isso já me custou uma fortuna…
Estranho, não tenho encontrado problemas, está usando os últimos updates? eu tinha problema que às vezes sumia o componente no bds2006 mas com os últimos updates ficou normal, no Delphi 2007 não tive problemas com isso.
Estou sim, o último pelo que baixei no site foi em Abril.
Vocë pode me dar uma ajuda ? te mando o último teste que fiz e mandei para a Borland e veja se está de acordo com os procedimentos.
Obrigado
tentei comprar uma atualização para delphi2009, fiz o pedido, preenchi uma ficha com 3 vezes as mesmas informações, confirmei a compra, e ainda me pediram: um fax de confirmação do pedido e pasmem: envio pelo correio da confirmação do pedido. o que está acontecendo com a embarcadero-borland-codegear-inprise ou sei lá o que for? estão dificultando até a compra do software. assim não dá, e desisti da compra, desisti do delphi. não dá mais para aguentar uma empresa dessas.
Trabalho com o Delphi desde o delphi 1. Quando sai do Joiner, migrei direto para o Delphi. As opções na época eram o FoxPro e o Access, ambos da MicroSoft. Nunca em nenhuma época e Microsoft teve ferramentas de desenvolvimento melhores do que a Borland. E não é dessa vez que terá. Utilizei o Visual Studio para um projeto por exigência do cliente, pois o mesmo estava sendo desenvolvido em conjunto. Achei o C# bem interessante, mas o VB.Net é a mesma porcaria que sempre foi o VB. As versões “pares” do Delphi sempre foram estranhas, D4, D6, D8 ( a pior de todas ) e acontece a mesma coisa com o bds 2006. Uso o bds 2007 update 3 sem nenhum tipo de problema e ná solicitei atualização para o bds 2009. Todos os componentes que adquiri desde o delphi 5 que tinham fonte foram compilados sem problema com poucas modificações. O mercado win32 ainda vai longe, podem escrever.
Leandro, o VB.NET é tão poderoso quanto o C#. Se você não gostou é questão da linguagem apenas, não em termos de recursos.
Esse papo de versão par do Delphi não ser boa também é um grande papo furado sem sentido.
O Delphi 2007 dá problema o dia inteiro comigo. Já estou com o 2009 na esperança de resolver os problemas, mas ainda não migrei.